Trabalho publicado nos Anais do SIGET 2011
SEXO, SAÚDE E ESPORTE: OS DISCURSOS DA MÍDIA SOBRE O CORPO VELHO - Maria Emmanuele Rodrigues Monteiro ; Regina Baracuhy
Resumo:
O envelhecimento, enquanto discurso construído entorno da noção de corpo
discursivisado está relacionado a como a mídia propõe os conceitos de beleza, de sexo e
de longevidade. Assim, a mídia produz uma outra identidade que subverte o estereótipo
da “vovozinha”, construindo uma positividade para o corpo velho e ratificando um
modelo de beleza, que desloca os sujeitos e constrói outras identidades para os velhos.
Dessa maneira, o objetivo desse trabalho é analisar a produção discursiva midiática
sobre o corpo velho presente nos gêneros de nosso corpus. Dessa forma, vale ressaltar
que a noção de corpo com a qual trabalhamos é a noção de corpo discursivisado, o
corpo enquanto representação, segundo MILANEZ (2009, p.215) “o que inicialmente
identificamos como corpo, podemos compreendê-lo não somente como uma simples
prática corporal e objetivante, mas como prática discursiva”. Escolhemos a linha
teórica da Análise do Discurso (AD), em seus diálogos com Michel Foucault,
ressaltando as noções de biopoder e biopolítica, e os Estudos Culturais para discutir
identidade e memória social, pois ela atua nos vazios existentes entre as fronteiras das
Ciências Humanas e Sociais, e por isso nos possibilita abordar os aspectos sociais,
históricos e psicanalíticos que envolvem e determinam as construções identitárias e a
memória social sobre o corpo velho discursivisado e suas especificidades. Nosso corpus
é composto por uma propaganda governamental sobre o uso da camisinha na terceira
idade, publicada em 25 de fevereiro de 2009, na revista Veja, por uma propaganda de
um banco de investimentos veiculada pela revista Época. Nossas análise mostraram que,
na mídia, a representação do corpo velho é construído a partir de um ideal de beleza,
longevidade e produtividade.
Palavras – chave: Mídia, Corpo, Identidade, Análise do Discurso
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